00:00:00
Home / Geral / Saúde e Bem Estar: Café da Manhã

Saúde e Bem Estar: Café da Manhã

 

Ano 2018 já começou. Desejo a todos um ótimo e próspero ano com muito sucesso e saúde. E falando em saúde, não é novidade para ninguém que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Porém, meu café da manhã, assim como a de muitos brasileiros, era: nada.

Como Coach do Bem Estar, percebi que a maioria dos clientes que realizam essa refeição, comem pão com manteiga, café puro ou com leite ou ainda leite com chocolate, ou seja, a composição básica é: açúcar, carboidrato e gordura.

Esse intervalo em jejumentre última refeição e da primeira refeiçãodo dia seguinte, o organismo queima glicose e glicogênio que gera energia para as funções básicas como, respiração, circulação, batimentos cardíacos. Quando acordamos, os níveis dessas substancias então muito baixos e a omissão de um desjejum saudável é interpretada pelo organismo como um aviso para armazenar energia sob forma de gordura.

Um estudo inglês, realizado por nutrólogos da Universidade de Nottinghan, sugere que a realização de um desjejum farto e equilibrado têm ótimos efeitos na saúde do organismo. Descobriram que existe uma relação entre um café da manhã saudávele a diminuição na produção de insulina e um aumento global de gasto calórico pelo corpo. Também concluíram que quem faz um bom desjejum sente menos fome no almoço, diminuindo o risco de compulsão alimentar.

Segundo dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, essas pessoas que jantam e somente vão almoçar no dia seguinte, ficando mais de 12 horas em jejum, vão produzir energia às custas da queima de massa muscular. O resultado desse erro nutricional salta aos olhos:Diminuição da musculatura com aumento do tecido gorduroso, levando à obesidade.

E esse hábito vem de casa, da mesma maneira que nos adultos causam menor rendimento mental e maior capacidade de concentração no trabalho, as crianças que pulam o café da manhã, têm mais dificuldades no processo de aprendizagem, além de ficarem suscetíveis ao ganho de peso. O café da manhã fornece a energia que a criança utilizará para aprender em sala de aula, brincar, praticar esportes, etc. De acordo com várias pesquisas, crianças que tomam café da manhã são mais atentas, criativas e aprendem melhor.

O tipo de alimento que se come também é muito importante. Evitar a alimentos ricos em gorduras trans, (comoMargarina, biscoitos, e salgadinhos de pacote) e aumentar os alimentos ricos em fibras como cereais, iogurtes, leite de soja, NutreV acompanhado de frutas e queijos magros são algumas sugestões que podem garantir uma quantidade importante de energia, proteínas, vitaminas e minerais. Uma boa estratégia para driblar a falta de tempo, é planejar o café da manhã na noite anterior, deixando alguns alimentos pré-preparados. Outra ideia é ter alimentos fáceis e práticos de serem consumidos no caminho do trabalho ou da escola: frutas picadas com granola, sucos ou iogurte. Hoje, meu café da manhã e da minha família é composto de 23 vitaminas e minerais, proteína, carboidrato e gordura na medida certa. Tudo isso num só produto. Tomo meu shake depois de um copo de água com limão (mas isso é matéria para outro artigo), prático, rápido e delicioso.

Um bom café da manhã deve ser uma maneira agradável e positiva de começar o dia. E sabemos que os bons hábitos, quando consolidados na infância, costumam nos acompanhar pela vida a fora. Eis o papel da família, que deve educar pelo exemplo.

Quer dicas de como planejar suas refeições? Me adicione no whatsapp que eu te ajudo!

                                                                                  Ótima semana.

Fontes:
http://www.nutricio.com.br 
http://nutrigourmethome.blogspot.com.br
http://www.doutornataniel.com/
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Instituto Fama entrega certificados de Honra ao Mérito 2019

O Instituto Fama ,de Presidente Epitácio,  entregou na última sexta-feira, 12, no Centro de Convivência ...