00:00:00
Home / Cidade / Projeto Espaço Amigo desenvolve a cidadania e valorização humana
Projeto atende 80 crianças matriculadas nas escolas do município

Projeto Espaço Amigo desenvolve a cidadania e valorização humana

O Projeto Espaço Amigo de Junqueirópolis, atende 80 crianças dos seis aos 12 anos, matriculadas nas escolas do município e desenvolve atividades que visam reforçar a valorização humana e os princípios da cidadania.

O Projeto é vinculado à Diretoria Municipal de Assistência Social e conforme a coordenadora,  psicóloga Daianne Mara Guijo Viana Granado,  é uma unidade pública de política de assistência social.

As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

ECA- O Projeto segue os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O ECA assegura de forma legal à criança e ao adolescente com prioridade absoluta para o direito à vida, à saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária”, informa a coordenadora.

Os atendimentos se estendem também às famílias dos alunos desde a escuta individual e coletiva, informações, reuniões e encaminhamento a outros serviços.

PÚBLICO ALVO-  São atendidas no Projeto, crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza e com precário acesso de renda, aos serviços públicos e sujeitas a todo tipo de exclusão, com vínculos familiares e comunitários fragilizados, ou vivem em situações de discriminação. O Espaço Amigo também recebe crianças e jovens encaminhados por acolhimento institucional.

Porém está aberto também a quem está  interessado nos aprendizados sócio-educativos que  despertam a capacidade crítica, promovem a cidadania para se tornarem adultos conscientes, participativos, reivindicadores dos direitos individuais e o fortalecimento dos vínculos pessoais, sociais e familiares.

Para desenvolver as atividades, os alunos são divididos em dois períodos, de manhã, das 7h às 12h e das 12h às 17h, em contraturnos do horário escolar.

No Projeto os alunos recebem  um reforço nutricional com café da manhã, almoço e café da tarde, muito bem preparados por uma cozinheira e uma auxiliar. As turmas são divididas em 40 cada alunos cada uma.

 

COMO FUNCIONA – Para a dinâmica diária, o Espaço Amigo possui  duas orientadoras sociais, ambas pedagogas, uma atendente e uma responsável limpeza.

As atividades externas de recreações como as gincanas, são desenvolvidas na ampla e arborizada área onde está instalado o projeto na avenida Bandeirantes, ao lado da Escola Municipal Shigueko Iwaki.

Em duas salas de aula são promovidas  atividades com temas que abrangem desde os valores humanos e cidadania, consciência dos deveres, proteção ao patrimônio público, cumprimento das leis (regras) até o  respeito  ao próximo.

Os projetos executados são discutidos em reuniões e dessa forma, são diversificados e atuais. “Logo terá início atividades sobre a Copa do Mundo que se aproxima”, explica a coordenadora.

Os alunos aprendem também a importância de serem pacíficos, trabalhadores, não aceitarem a violência, preservarem o meio ambiente, proteger aos animais, economia da água, cuidados com a limpeza, higiene pessoal, o valor da reciclagem do lixo, ser ético, não tirar proveitos, aprimorar valores morais, como honestidade e se tornarem verdadeiros e humildes.

Para solidificar esses princípios de cidadania e sociabilidade, há regras de comportamento que devem ser seguidas pelos alunos no Projeto, como respeito aos colegas e funcionários, não gritar,  nem brigar ou apelidar, falar palavrões e provocar colegas e ainda como usar os banheiros, entre outras atitudes que são primordiais para a formação de um cidadão.

O Espaço Amigo possui também parceria com o Projeto Guri, onde os alunos freqüentam as aulas de música duas vezes por semana.

Coordenadora do Projeto, Daianne Mara Viana Granado
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

PM prende mulher em ônibus com droga, revólver e munições

(Da Polícia Militar) – Uma mulher foi presa  ela Polícia Militar, na manhã de quinta-feira, ...