00:00:00
Home / Cidade / Acordos no Procon de Junqueirópolis chegam a quase 100%
Coordenadora do Procon e da Ouvidoria Municipal, Rosimary Françoso

Acordos no Procon de Junqueirópolis chegam a quase 100%

Nos últimos 12 meses, órgão realizou mais de 1,1 mil atendimentos. Junto com o Procon funciona a Ouvidoria Municipal

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Junqueirópolis, realizou nos últimos 12 meses, 1.138 atendimentos, com elevado índice de acordos entre as partes, 97%,   conforme informa a coordenadora do órgão, Rosimary Françoso.

As principais reclamações atendidas, acrescenta a coordenadora,  referem-se a serviços nas áreas de telefonia fixa e móvel, instituições bancárias, tevê por assinatura, produtos com vícios, análises de contratos (cláusulas abusivas) e renegociações de dívidas.

O Procon municipal de Junqueirópolis, foi implantado em novembro de 2011. “O objetivo é garantir a mediação de casos conflituosos entre  clientes e consumidores insatisfeitos com os serviços ou produtos disponibilizados por determinada empresa ou estabelecimento”, explica a coordenadora.

“Caso o Procon não consiga fixar  um  acordo entre ambas as partes,  o processo é encaminhado para o Juizado Especial Cível na localidade onde o caso foi registrado”, observa Rosimary.

O Procon tem como base de atuação, o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O Código  estabelece que Procons estaduais e municipais e entidades voltadas para a defesa do consumidor, estão amparados e pertencem ao  Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, acrescenta a a coordenadora.

Nos últimos 12 meses, o Procon realizou mais de 1,1 mil atendimentos, informa coordenadora

DEFINIÇÕES

Consumidor: É toda pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumos, sejam produtos ou serviços, alguém que faz as compras, aquele que consome.

Fornecedor: É toda pessoa física, ou jurídica, pública ou privada, nacional e estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos de prestação de serviços.

GARANTIA LEGAL– É  estabelecida pelo CDC e independe de previsão em contrato. “Assim o consumidor tem 30 dias para reclamar os problemas com o produto não durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, p. ex.)”, explica  Rosimary. O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto.

OUVIDORIA MUNICIPAL/SUS– Junto com o Procon de Junqueirópolis, funciona  a Ouvidoria Municipal. Orgão criado para que o morador possa exercer  sua cidadania, expressando-a por meio de  sugestões, críticas, reclamações, denúncia ou elogio aos serviços públicos municipais prestados à população.

“A Ouvidoria  possibilita aos usuários de serviços municipais expressarem sua opinião, é um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública com a finalidade de receber manifestações. “A Ouvidoria  possibilita aos usuários de serviços municipais expressarem sua opinião”, conclui Rosimary.

As formas de denúncias podem ser presenciais ou anônimas e também por meio do site da Prefeitura Municipal (www.junqueiropolis.sp.gov.br/) – Ouvidoria.

NOVO ENDEREÇO– O Procon e a Ouvidoria estão funcionando no Centro de Atendimento Empresarial de Junqueirópolis (CAEJ), localizado na rua Quinzinho da Cunha, 563, sala 1,  centro.

SERVIÇO-O telefone do Procon, é 3841-1514 (proconjunq@hotmail.com e proconjunq@junqueiropolis.sp.gov.br) e o telefone da Ouvidoria, é 3842-1060 (ouvidoriamjunq@hotmail.com).

 

 

 

 

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Junqueirópolis perde em maio, 141 empregos com carteiras assinadas

Nos últimos 12 meses saldo também é negativo, a boa notícia é que em 2018 ...