00:00:00
Home / Cidade / Alimentação escolar do município muda e fica mais saudável, explicam nutricionistas
Os alimentos são servidos para os alunos das creches e escolas das redes municipal e estadual de ensino

Alimentação escolar do município muda e fica mais saudável, explicam nutricionistas

“Antes a alimentação escolar tinha embutidos como salsichas e linguiça calabresa no cardápio,  hoje  é composta basicamente por carnes, peixes,  legumes, frutas e  verduras”, informam

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – As Nutricionistas responsáveis pela Alimentação Escolar do município, Thatiana Ap. Hitomi Mori e Ivone Tomoe Fudo Naito, apresentam as mudanças na alimentação escolar instituído pela Diretoria de Educação, em atendimento as novas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE), objetivando o rendimento escolar e hábitos alimentares saudáveis para os alunos da rede educacional de Junqueirópolis.

“ ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO NÃO SERVE MAIS EMBUTIDOS ”

Atire o primeiro “nugget” aquele que não adora se render à facilidade dos alimentos industrializados e dos embutidos. O “pecado “ estaria perdoado se não fosse por um detalhe: esse tipo de alimento pode fazer muito mal ao organismo.

Uma alimentação saudável exerce papel determinante no processo de aprendizagem da criança, por disponibilizar, pelos alimentos, a energia orgânica e psíquica necessária para o crescimento e o desenvolvimento de todo o potencial genético do ser humano.

A promoção de alimentação saudável no espaço escolar tem sido apontada mundialmente como uma das estratégias com maior poder de impacto na saúde da  população, especialmente pela missão da escola na formação de valores, atitudes e comportamentos.

O PNAE é o maior programa de alimentação e nutrição do Brasil. Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis.

A alimentação escolar do município de Junqueirópolis  que é servida para alunos matriculados nas creches,  escolas das redes públicas municipal e estadual, passou por mudanças nos últimos meses, com um trabalho nutricional  que visa atender às diretrizes do  PNAE.

Antes a alimentação escolar tinha embutidos como salsichas e linguiça calabresa no cardápio. A alimentação escolar hoje  é composta basicamente por carnes, peixes,  legumes, frutas e  verduras.

Ao abolir o consumo desses produtos embutidos que são ricos em colesterol, gordura animal, cloreto de sódio e vários agentes químicos como conservantes, antioxidantes, aromatizantes, entre outros, que estão associados fortemente ao desenvolvimento da obesidade infantil, redução da expectativa de vida, aumentando a incidência de doenças coronárias, diabetes e outras,   reduzimos  praticamente  a zero o consumo de embutidos como salsichas e linguiça calabresa.

“Muitos estudos já comprovaram os benefícios da alimentação saudável e a educação para hábitos alimentares saudáveis que deve começar ainda na infância e sempre que vamos colocar alguma receita nova no cardápio fazemos o teste de aceitabilidade com as crianças”, relatam as nutricionistas.

“Isto só foi possível com o apoio irrestrito do prefeito municipal de Junqueirópolis, Dr. Hélio Furini e da diretora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Srª Ilzete Aparecida Jampani”, acrescentam.

Além das ações diretas na alimentação escolar, as nutricionistas destacam a elaboração do manual de boas práticas na alimentação escolar, os procedimentos operacionais padronizados, fichas técnicas do preparo das refeições, cardápio individualizado para alunos que comprovem necessidade de dieta especial, levantamento de dados dos alunos sobre os hábitos alimentares e doenças relacionadas à alimentação como diabetes, alergias, intolerância entre outras.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Prefeitura realiza melhorias no  Delta Ville  I e II

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – A prefeitura de Junqueirópolis está realizando melhorias nos bairros Delta Ville  I e II, ...