00:00:00
Home / Cidade / Palestra abre ações da Semana Nacional de Combate às Drogas

Palestra abre ações da Semana Nacional de Combate às Drogas

Campanha de conscientização segue até o próximo sábado, 16/6. Passeio Ciclístico encerrará as atividades da semana

Em Junqueirópolis, teve início hoje, 11/6, as ações de conscientização sobre prevenção ao uso nocivo de drogas, alusivas a Semana Nacional de Combate às Drogas. Oficialmente, o calendário foi aberto às 10h com a palestra da Polícia Civil proferida aos alunos da Escola Estadual Prof. Idene Rodrigues dos Santos.

Na ocasião, cerca de 350 alunos prestigiaram a palestra ministrada pelo agente policial Reginaldo Rosa, da DIG/DISE (Delegacia de Investigações Gerais e Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes) de Dracena. Durante o evento realizado na Casa da Cultura, de forma clara e objetiva, ao longo de quase uma hora, Rosa falou sobre o tema da drogadição, seus efeitos e o eventual risco do consumo precoce das drogas.

De acordo com o agente policial, às vezes muitos sonhos são interrompidos e vidas são subitamente perdidas por causa das drogas. Ainda de acordo com o policial, a curiosidade é um sentimento preponderante para o início do consumo de entorpecentes.

“O adolescente tem que estar preparado para quando houver a primeira oferta de drogas, optar pelo não uso, dizendo não”, alerta Rosa. “A dependência química inicia-se precocemente na adolescência, perdurando durante a vida desse indivíduo e reduzindo sua expectativa de vida”, acrescenta.

No encontro com a classe estudantil, o policial discorreu sobre os riscos do consumo nocivo de drogas lícitas e ilícitas, tais como: tabaco, álcool, inalantes, maconha, cocaína e, principalmente o crack, droga que tem interrompido sonhos e destruído famílias. A influência do mercado, com a produção de bebidas alcoólicas “adocicadas”, para o consumo feminino também foi abordada.

Ao final, foi aberto um espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas.

Ainda estão previstas palestras para os demais alunos da rede estadual de ensino, além da realização da 3ª edição do Passeio Ciclístico Contra as Drogas – “Minha vida vale mais”, no próximo sábado, 16/6, com início às 8h, na Praça do Centenário. Haverá premiação para as melhores bicicletas caracterizadas com o tema.

As ações da Semana Nacional de Combate às Drogas é uma realização do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), em parceria com as polícias Civil e Militar, entidades e instituições de ensino.

O palestrante ladeado pelo vereador Rael, Sargento Peres e professor e alunos representantes da Escola Idene
Vem aí mais uma edição do Passeio Ciclístico. Não esqueça de enfeitar a sua bicicleta!
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Prefeitura realiza melhorias no  Delta Ville  I e II

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – A prefeitura de Junqueirópolis está realizando melhorias nos bairros Delta Ville  I e II, ...