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Investimentos possibilitam ampliação de ramais ferroviários do Estado

Com obras de reestruturação da Malha Paulista, capacidade da ligação de acesso ao Porto de Santos será aumentada em 150%

Governador Márcio França anunciou investimentos durante encontro em Dracena (Fotos: Governo de São Paulo)

Do Portal do Governo de São Paulo

Um encontro na quinta-feira (5) em Dracena, no interior paulista, reuniu autoridades, empresários e lideranças da região para discutir a reativação do ramal Bauru–Dracena–Panorama, no sudoeste do Estado. O governador Márcio França participou do evento em que a empresa Rumo Logística apresentou os investimentos realizados a partir de 2015, na ordem de R$ 6 bilhões.

As iniciativas permitiram à companhia ultrapassar a marca de 36 milhões de toneladas transportadas no ano de 2017, além do planejamento para obter aportes de mais R$ 6 bilhões, condicionados à renovação antecipada da Malha Paulista.

“É uma obra grande, que envolve quase R$ 6 bilhões em investimentos e trará muitos negócios para cidades da região. Estou contente ao ver que o sonho antigo da malha ferroviária voltará a funcionar por aqui. Anuncio também a construção de 300 unidades habitacionais a partir de agosto, o que também gera muitos empregos”, destaca Márcio França.

Com mais de 350 quilômetros de extensão, o ramal de Panorama representará uma alternativa no transporte de cargas para os municípios da região. “Mais do que nunca, o Brasil necessita de investimentos no setor logístico. As ferrovias são a solução para o escoamento da produção nacional, ao lado dos modais rodoviário e hidroviário”, enfatiza o gerente de Relações Governamentais da Rumo, Emanoel Tavares Costa Junior.

Autoridades políticas da região marcaram presença no evento. A vice-prefeita Sofia representou Junqueirópolis

Reestruturação

Por meio das obras de ampliação e reestruturação da Malha Paulista, a capacidade da ferrovia de acesso ao Porto de Santos será aumentada em 150%, chegando a 75 milhões de toneladas por ano.

“O principal corredor de exportação do país vai de Rondonópolis, em Mato Grosso, até o Porto de Santos. A produção agrícola sobe ano a ano e a ferrovia tem que acompanhar esse ritmo de crescimento”, explica Emanoel Tavares Costa Junior.

“Com a renovação antecipada, a Rumo investirá em duplicação do trecho de Campinas a Itirapina, ampliará os pátios de cruzamento e reativares os dois principais ramais, o de Colômbia e o de Panorama, construindo uma conexão positiva com os modais rodoviário e hidroviário”, acrescenta o gerente de Relações Governamentais.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A base de ativos da companhia engloba uma rede ferroviária formada por quatro concessões, que totalizam mais de 12 mil quilômetros de linhas férreas, mil locomotivas e 25 mil vagões, bem como centros de distribuição e instalações de armazenamento.

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Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

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