00:00:00
Home / Cidade / Coleta Seletiva: campanha incentiva adesões e orienta na separação correta do lixo reciclável
Ação da Cooperjunq, visa incentivar a adesões ao programa de reciclagem no município

Coleta Seletiva: campanha incentiva adesões e orienta na separação correta do lixo reciclável

Membros da Cooperjunq distribuem panfletos de orientações à população

A Diretoria Municipal do Meio Ambiente e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Junqueirópolis (Cooperjunq), realizaram neste sábado, 4/8, de manhã na rua Rui Barbosa, uma caminhada com distribuição de folhetos orientando a população a fazer a separação correta do lixo reciclável para coleta e incentivar as adesões ao programa ambiental.

O ato que contou com parada na praça Álvaro de Oliveira Junqueira, marcou o começo da campanha que vai se estender para os próximos dias.

A Cooperjunq possui  atualmente 33 cooperados e é responsável pela coleta de aproximadamente 80 toneladas de lixo reciclável por mês na cidade.

Mas de acordo com a coordenadora municipal do Meio Ambiental, Bianca Fazioni e a presidente da Cooperativa, Elenice Moreira é possível ampliar a quantidade da coleta que pode chegar a 100 toneladas/mês.

A importância da reciclagem para o meio ambiente, é um dos focos da campanha

PERDA – Para alcançar essa meta, Bianca e Elenice explicam que é preciso conscientizar os moradores a fazerem a separação correta dos materiais recicláveis, não misturar com o lixo comum doméstico que é encaminhado para o aterro sanitário.

A perda de materiais recicláveis que são destinados ao aterro municipal é muito alta, informam Bianca e Elenice. E uma vez descartado no aterro municipal esse material  não pode ser retirado, onde ocorre a perda dos materiais que poderiam ser aproveitados na Cooperjunq.

A campanha que teve início neste sábado tem  este objetivo, conscientizar os moradores a separarem corretamente o lixo reciclado do comum.  As ilustrações contidas nos folhetos ilustrativos explicam o que é o lixo reciclável (seco) e o que é o orgânico (doméstico, comum) e como fazer a separação correta de ambos.

A campanha prossegue durante a semana, com a distribuição pelos coletores  dos folhetos nas residências. Eles também estarão ouvindo os  moradores, inclusive suas sugestões para melhorar e ampliar o processo da coleta.

MEIO AMBIENTE-Outro aspecto importante da campanha é conscientizar a população da importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

“Com essa atitude economizamos os recursos naturais, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e geramos emprego e renda para os participantes das cooperativas e indústrias recicladoras. E tudo isso começa na casa de cada um, ao separar os materiais”, esclarece a Cooperjunq. Exemplos de alguns materiais recicláveis.

 Papel: Embalagens de tetra park, jornais, revistas, lista telefônica, papéis de rascunhos e cadernos.

Metal– Latas de bebidas e alimentos em geral, utensílios domésticos e objetos de alumínio, cobre, zinco e ferro

Plástico-Recipientes de podutos de higiene e limpeza, potes, frascos, sacos plásticos, garrafas pets e brinquedos.

Vidro: Garrafas, potes, copos, recipientes de higiene, limpeza, remédios, utensílios domésticos e cacos (embalados em jornal).

Passeata tomou as ruas da cidade (Foto: Divulgação/Cooperjunq)

Ônibus adaptados para a coleta também circularam pelas ruas da cidade durante a ação de conscientização (Foto: Divulgação/Cooperjunq)

Integrantes da Cooperjunq e colaboradores do projeto sábado, 4/8, na praça Álvaro Junqueira
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Construtora inicia obra de pavimentação no Residencial Das Américas

(Ass. Imprensa/Prefeitura de Junqueirópolis) – A empresa Sanches de Aquino, responsável pela construção das 202 ...