00:00:00
Home / Cidade / Vacinação antirrábica deve imunizar cerca de 2 mil cães
Campanha começou nesta segunda, 6, e encerra dia 1º de setembro

Vacinação antirrábica deve imunizar cerca de 2 mil cães

 

A vacinação é para cães e gatos

A Campanha de Vacinação Antirrábica começou nesta segunda-feira, 6/8, em Junqueirópolis,  com  previsão de imunizar aproximadamente 2 mil cães no município. A vacinação é realizada nos postos de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e encerra dia 1º de setembro.

Desde esta segunda, 6/8, até quarta-feira, 8/8, a campanha ocorre no ESF-1, localizado na rua Ipiranga, 540, bairro Alto do Cene. (confira o calendário e os locais abaixo).

Junto com a vacinação contra a raiva técnicos da Diretoria de Saúde fazem a  coleta de sangue dos cães para o teste rápido de leishmaniose visceral (LV).

O resultado do teste fica pronto no mesmo dia. Caso seja constatado positivo, a amostra é enviada para segunda análise no Instituto Adolfo Lutz,  em Presidente Prudente e  se também resultar em positivo para a leishmaniose, o dono do animal recebe o comunicado da Saúde.

Sangue coletado de cães para teste rápido de leishmaniose

Se o resultado do teste rápido for negativo o dono  não chega a ser notificado. De acordo com o médico veterinário da Diretoria de Saúde, Wainer Chiari, entre 10% a 15% dos testes sangue, resultam em positivo para a doença nos cães, índice considerado alto.

O último caso de leishmaniose em humano registrado na cidade, de acordo com a Saúde, ocorreu em janeiro deste ano e a vítima da doença, um homem de 54 anos faleceu.

Apesar do dia chuvoso desta segunda-feira, os donos dos animais levaram seus cães e gatos para vacinar no ESF 1. Até por volta das 14h, cerca de 50 animais haviam sido vacinados.

GATOS– A quantidade de gatos  a serem vacinados na cidade é bem menor comparado aos cães. De acordo com Chiari, a no ano passado foram imunizados cerca de 300 felinos.

ZONA RURAL– A campanha antirrábica já encerrou  na zona rural do município. Teve início dia 2 de julho e  imunizou aproximadamente 700 cães, além dos gatos. “Todas as propriedades rurais foram visitadas”, informa o veterinário.

Até quarta, 8, a vacinação ocorre no ESF-1, no Alto do Cene
Amostras sanguíneas para o teste rápido são retiradas de todos cães vacinados

Equipe da saúde que realiza vacinação na campanha

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Construtora inicia obra de pavimentação no Residencial Das Américas

(Ass. Imprensa/Prefeitura de Junqueirópolis) – A empresa Sanches de Aquino, responsável pela construção das 202 ...