00:00:00
Home / Cidade / Mobilização nas escolas marca início da Semana Nacional do Trânsito em Junqueirópolis

Mobilização nas escolas marca início da Semana Nacional do Trânsito em Junqueirópolis

Abordando o tema “Nós Somos o Trânsito”, as ações educativas serão realizadas de 18 a 25 de setembro. Havendo abusos, a Polícia Militar também vai autuar os infratores

Alunos da escola Idene, professora Magali Alencar, coordenador de Trânsito, Eliomar Gonçalves, e membros da equipe da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT)

Descreve-se como trânsito o conjunto de deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas, dentro de um sistema convencional de normas, que tem por fim assegurar a integridade de seus participantes.

Para que este conjunto de deslocamentos ocorra, é preciso que determinadas regras sejam cumpridas igualmente por todos, pois, do contrário, dão-se desde acidentes leves, sem vítimas (onde o resultado é só dano material) até as mais terríveis tragédias.

E para evitar os danos mais terríveis, a Prefeitura Municipal de Junqueirópolis (PMJ), através da Diretoria de Trânsito de Junqueirópolis (Diretran), em parceira com a Polícia Militar (PM) deu início nesta terça-feira, 18/9, aos eventos alusivos a Semana Nacional de Trânsito – 2018, cujo tema é “Nós Somos o Trânsito”.

Realizada com o apoio das escolas municipais, estaduais e Colégio Objetivo – Escola 13 de Junho, a mobilização tem o propósito de conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, a fim de promover a segurança e a mobilidade urbana sustentável.

Representantes da CMT, Polícia Militar e alunos durante ação educativa na Neyde Macedo

Todos os parceiros envolvidos na ação são denominados “Amigos do Trânsito”. A grande novidade para este ano é a parceria com um grupo de alunos do projeto Sala de Leitura “Cecília Meirelles”, da Escola Estadual Profº. Idene Rodriguês dos Santos, que vão fazer apresentações teatrais, em formato de paródia, em diversos pontos estratégicos de maior fluxo nas principais vias da cidade.  Os alunos são orientados pela professora Magali Alencar.

O ponta pé inicial ocorreu nesta terça, às 11h30, com a blitz educativa durante a saída dos alunos da Escola Municipal Profª. Neyde Macedo Brandão Fernandes. Também realizada às 17h, o objetivo foi organizar o trânsito no perímetro escolar, além de fiscalizar o uso obrigatório do cinto de segurança, uso correto do capacete, coibir estacionamentos irregulares e excessos de velocidades.

Houve também a distribuição de panfletos educativos, alertando para o motorista não exceder o limite de velocidade, dar preferência ao pedestre e não parar em fila dupla. O material ainda faz um alerta para a circulação de bicicletas na contramão.

Motoristas receberam panfletos com orientações de como se portar no trânsito
Motociclistas também foram orientados
Aluno com boneco figurativo de uma mão fez a indicação para motorista respeitar a faixa de pedestre

O foco da campanha deste ano também é incentivar o pedestre a fazer a travessia das vias de forma segura, utilizando a faixa de pedestre. O slogan da ação é “Mãozinha Amiga”, onde o pedestre deve sinalizar com a palma da mão aberta, indicando ao motorista que pretende fazer a travessia da via na faixa de pedestre. A recomendação é que o pedestre olhe para os dois lados e sinalize com antecedência.

A campanha segue nesta quarta-feira, 19/9, com mobilização na Escola Municipal Profª. Shigueko Oto Iwaki. Na quinta (20/9), será a vez da Escola Municipal Profº. Jair Luiz da Silva, e na sexta (21/9), a ação será voltada para os pais e alunos do Colégio Objetivo.

A grande mobilização da semana será realizada no sábado, 22/9, com o desfile em Trio Elétrico e apresentação das paródias com os alunos caracterizados de carros. A saída está marcada para às 9h30, em frente da Faculdade de Junqueirópolis. Na ocasião, também haverá blitz educativa na Rua Rui Barbosa, na altura da Praça Álvaro de Oliveira Junqueira.

Na segunda-feira, 24/9, a blitz educativa será realizada na Escola Estadual Integral Profº. Geraldo Pecorari. Palestras educativas também estão previstas para os alunos da rede municipal de ensino.

Confira o registro fotográfico do primeiro dia da ação:

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Supermercado Tamoyo Flex lança ofertas da semana

Preços especiais são válidos até o próximo dia 25 de outubro, ou enquanto durarem os ...