00:00:00
Home / Cidade / Urnas são transportadas e instaladas nas seções de votação em Junqueirópolis
Instalação da urna na manhã deste sábado, em seção na Escola Jair Luiz da Silva

Urnas são transportadas e instaladas nas seções de votação em Junqueirópolis

As urnas saindo do Cartório Eleitoral para as escolas

A Justiça Eleitoral de Junqueirópolis, realizou na manhã deste sábado, 27/10, o transporte e instalação  das urnas eletrônicas biométricas nas 41 seções de votação que funcionam nas escolas Professor Jair Luiz da Silva e Idene Rodrigues dos Santos.

De acordo com o Cartório Eleitoral, no total são 47 urnas preparadas para a eleição em Junqueirópolis. Quarenta e uma para seções e seis de reservas (contingência).

As urnas saíram  por volta das 9h escoltadas pela Polícia Militar, do Cartório, localizado na rua Rui Barbosa, centro, para as  duas escolas, onde foram instaladas por funcionários da Prefeitura, da Justiça Eleitoral e voluntários.

Após as instalações concluídas previstas por volta das 12h, as urnas eletrônicas ficam sob a vigilância até amanhã, domingo, dia da votação, por funcionários públicos municipais.

Transporte das 47 urnas, sendo 41 para seções e seis de contingência, saindo do Cartório Eleitoral
Urnas são transferidas para a Escola Idene

PREPARO DAS URNAS
Após a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas, softwares são liberados para todos os tribunais regionais eleitorais com a finalidade de distribuição, instalação e importação dos dados eleitorais. Depois disso, em cerimônia pública, as mídias que preparam as urnas para eleição são geradas em tribunais regionais ou zonas eleitorais.

A urna trabalha com dois tipos de mídia: uma em formato de cartão de memória, também conhecido como flash card, e outra em formato exclusivo da Justiça Eleitoral conhecida como memória de resultado, uma espécie de pen drive.

A primeira etapa de preparação de urnas de seção, de justificativa e de contingência se completa após a instalação de sistema operacional, programas, bibliotecas e dados eleitorais. A segunda e última etapa é concluída com a realização de vários testes para comprovar o correto funcionamento da urna.

Os cartões de memória de carga, conhecidos como flash de carga, são usados na primeira parte da preparação da urna para eleição. Na última parte, a urna usa conjuntamente os cartões de memória de votação, conhecidas com flash de votação, e as memórias de resultado.

Após a preparação das urnas, os compartimentos delas são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado. Todas as portas de acesso físico à urna são lacradas.

Depois desse momento, as urnas são armazenadas em local designado pelo TRE para, às vésperas da eleição, serem transportadas para os locais de votação. Qualquer tentativa de uso antes disso será em vão, pois a urna possui sistemas que só permitem que seja utilizada no momento programado para a votação.

Por fim, outra medida de segurança muito importante é que a urna eletrônica, em momento algum, nem no período de preparação para as eleições nem durante as votações ou na fase posterior, é conectada a qualquer tipo de rede de comunicação externa. Dessa forma, não é possível que os dados sejam interceptados ou sofram qualquer ataque externo dos hackers. (Fonte: TSE)

Urna biométrica  instalada em uma das seções

Eleitor de Junqueirópolis é identificado pela impressão digital
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Administração municipal conta com aprovação de 90%

(Ass. Imprensa-Prefeitura) –  A empresa B & L Consultoria em Pesquisas,  apresentou essa semana o ...