00:00:00
Home / Cidade / 90 casos de picadas de escorpiões são registrados pela Vigilância neste ano
Riscos de escorpiões aumentaram nos últimos anos

90 casos de picadas de escorpiões são registrados pela Vigilância neste ano

Escorpião amarelo é o mais perigoso da espécie

A incidência de escorpiões aumentou nos últimos anos em todo o país. Em Junqueirópolis, a Vigilância Epidemiológica (VE) registrou de janeiro até o começo deste mês de novembro, 90 casos de picadas  (acidentes) do aracnídeo em moradores.  Nenhum caso foi  mais grave, todos  receberam medicamentos e se recuperaram, conforme a VE.

Já as notificações de moradores que encontraram o escorpião em casa,  sem ocorrer acidentes  e  comunicaram à  VE neste ano,  somam 62 casos.

“Quando  ocorre acidente ou a população liga comunicando a presença, os  agentes fazem visitas tanto na casa onde foi feita a notificação, como também nos vizinhos dos dois lados e na frente e fazem orientações de manejo para prevenção contra os escorpiões”, informa o supervisor de campo da Vigilância, Hugo Chignolli Marozzi.

As orientações de acordo com o supervisor são principalmente cuidados com ralos de banheiros e pias, mantendo-os tampados. “Os escorpiões sobem por ali”, explica Hugo. Além caixas de gorduras e frestas em paredes. Nos quintais,  deve-se deixar um espaço do chão  no caso de empilhamento de madeiras e tomar cuidados com entulhos”, acrescenta.

Com a chegada do verão, os riscos de incidências de escorpiões, aumentam, informa o supervisor da VE.  “Há vários lugares, inclusive no centro que não havia registro  e agora vêm sendo  encontrados”, enfatiza.

NÃO HÁ VENENO- De acordo com Hugo, não hã nenhum veneno preconizado pelo Ministério da Saúde que extermine o escorpião. “Portanto é preciso tomar cuidado com a prevenção porque os venenos que vendem  como sendo eficazes não funcionam”, alerta.

O escorpião é um aracnídeo resistente e conforme Hugo, possui uma capacidade de ficar em frestas ou outros esconderijos até um ano sem se alimentar. “Ele não fica a água, mas sem comer sim”, ressalta Hugo. O principal alimento do bicho é a barata.

Os casos de notificações de acidentes (picadas) registradas pela VE, são encaminhadas pelo Pronto Socorro de acordo com os atendimentos realizados na unidade de saúde.

Foto enviada pela internauta, moradora do Jd. dos Pássaros, o escorpião adulto foi encontrado na casa do cachorro de sua residência

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Administração municipal conta com aprovação de 90%

(Ass. Imprensa-Prefeitura) –  A empresa B & L Consultoria em Pesquisas,  apresentou essa semana o ...