00:00:00
Home / Cidade / Junqueirópolis está sem registro de dengue em 2018, mas combate ao Aedes é reforçado
Agentes da Vigilância durante trabalho de mutirão nesta semana

Junqueirópolis está sem registro de dengue em 2018, mas combate ao Aedes é reforçado

Objetos que possam conter água parada são retirados de casas e terrenos

Focs das do Aedes estão sendo encontrados na cidade, alerta a Vigilância Epidemiológica

O município de Junqueirópolis, não registra até esta quinta-feira, 6/12,  nenhum caso de dengue em 2018, mas o combate ao mosquito Aedes aegypti está sendo intensificado pela Diretoria Municipal de Saúde.

A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária (VE/Visa) do município, Gláucia Damasceno dos Santos,  ao ressaltar que durante esta semana, de segunda-feira, 3, até quinta-feira, 6/12,  está sendo  realizado o “Mutirão de Combate ao Aedes aegypti”.

“Durante o período de execução da atividade, estarão envolvidos os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de vetores que orientarão e apontarão os principais recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito e orientarão os moradores sobre os sinais e sintomas e os cuidados com a dengue, chikungunya e Zika vírus que têm o mesmo vetor responsável pela transmissão aos humanos (Aedes aegypti)”, esclarece a coordenadora.

Gláucia chama a atenção para a população ficar atenta, principalmente nesta época do ano (final de primavera e início do verão) quando o calor e as chuvas tornam o ambiente propício à proliferação do mosquito, período em que as ações de intensificação no combate e eliminação de criadouros e mobilização social, devem ser ampliadas.

“As medidas de prevenção são responsabilidade coletiva e é fácil realizar, basta apenas que voltemos nosso olhar para pequenos detalhes que muitas vezes passam desapercebidos,  evitar recipientes que possam servir de criadouros para a reprodução do mosquito é a melhor maneira de se prevenir contra uma epidemia de dengue em nosso município”, acrescenta a coordenadora.

ALERTA– Mesmo sem registros de casos de dengue em 2018, a VE reforça as orientações de prevenção à população. “Estamos sem casos positivos de dengue este ano, porém estão sendo encontrados muitos focos (do Aedes) durante as atividades de rotina e também no mutirão. “Estamos em estado de alerta para o final do mês e o início de 2019”, enfatiza a coordenadora.

 

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Polo Guri de Junqueirópolis apresenta projeto Trilhas Culturais

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – Durante o segundo semestre de 2018  o Projeto Guri Polo Junqueirópolis, desenvolveu o ...