00:00:00
Home / Cidade / Trabalho de junqueiropolense administradora pública do SISMAR é premiado pela Unesp

Trabalho de junqueiropolense administradora pública do SISMAR é premiado pela Unesp

Relatório do estágio de Nayla Perez desenvolvido no Sindicato em parceria com a universidade foi eleito o melhor de 2017

Nayla durante uma das apresentações de seu trabalho

Nayla Perez, administradora pública do SISMAR – Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região – teve seu relatório de estágio, intitulado “Monitoramento da Gestão Orçamentária e Financeira Municipal sob a Perspectiva Sindical”, eleito o melhor do ano de 2017 do curso de Administração Pública da Unesp – Universidade Estadual Paulista.

O prêmio foi entregue na sexta-feira, 30 de novembro, durante a cerimônia comemorativa dos 30 anos do curso de Administração Pública da Unesp Araraquara.

O estágio dela foi realizado no SISMAR, em uma parceria inédita com a Universidade. Nayla também foi monitora de estágio, orientada pelo professor e especialista em finanças públicas Valdemir Pires.

Seu trabalho abordou o tema da transparência na gestão pública e um problema gerado pela falta dela, chamado “assimetria de informação”: quando um lado tem mais informações que o outro em um processo de negociação. O trabalho premiado explica como a pareria entre a Universidade e o SISMAR, por meio do estágio permanente, reduz essa assimetria e colabora diretamente nas negociações salariais e na relação entre o Sindicato, a categoria e o governo e no controle social dos gastos públicos.

“Em relações em que há assimetria de informação, tem-se governos que operam sob práticas de má governança, o que dá abertura para transgressões dos princípios da Administração Pública, ensejando oportunidades para o aparecimento de mazelas difíceis de serem superadas (corrupção, práticas clientelistas, entre outros atos que não condizem com princípios democráticos e republicanos)”, explica Nayla em trecho do trabalho.

Ela foi estagiária e monitora de estágio em 2017, primeiro ano da parceria e foi contratada pelo Sindicato após a conclusão do curso. De lá para cá, 14 estagiários já participaram do projeto.

Nayla foi monitora do estágio em 2017

O reconhecimento da relevância do trabalho pela comunidade acadêmica, que se materializa na premiação, tem um sabor especial para a administradora pública, filha de sindicalista. “Aplicar os estudos em Administração Pública em um sindicato com a finalidade de qualificar mais as negociações na luta por direitos e garantias aos servidores públicos tornou o meu estágio uma experiência grandiosa. Aprendo todos os dias com o SISMAR, e, no fim, o sentimento é de que estou no lugar certo, fazendo a coisa certa”, comemora.

Outro resultado desta parceria entre SISMAR e Unesp são os blogs TOM Web criados pelos estagiários e alimentados ano a ano com análise profunda dos gastos públicos das nove cidades atendidas pelo Sindicato.

Mãe de Nayla expressa alegria nas redes sociais

Kelly Demilio Perez expressou seus sentimentos com a conquista da filha nas redes sociais. “O coração cheio de orgulho de ver você cada dia conquistando seu espaço e colhendo os frutos da sua dedicação. Mais uma conquista que provém do seu esforço. Filha maravilhosa! Parabéns! Nada vem de graça. “AS PESSOAS DIZEM: NOSSA COMO VOCE TEM SORTE”….Não é sorte. É esforço, dedicação, empenho, noites sem dormir, dias de estudo e muito trabalho. Parabéns minha filha, você merece. Toda honra e glória ao nosso Deus. Como eu digo: só posso agradecer! Isso é só o começo”, escreveu a mãe em sua página pessoal do facebook.

Fonte: SISMAR

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Confira super promoções do Tamoyo Flex até  quinta-feira,  24/1

  O Supermercado Tamoyo Flex, preparou para você ofertas especiais com uma grande variedade de ...