Home / Cidade / Festa dos Santos Reis neste domingo, 6, no Bairro Duas Barras

Festa dos Santos Reis neste domingo, 6, no Bairro Duas Barras

A Festa dos Santos Reis em Junqueirópolis, será realizada neste domingo,6/1, a partir das 10h,  no  Centro Comunitário do Bairro Duas Barras.  Vai ter encontro de violeiros, folia de Reis e sorteios de dois prêmios, uma leitoa e uma novilha. O evento é em prol à capela Nossa Senhora Aparecida do bairro Duas Barras.

Vai ter serviço de bar com vendas de espetinhos, cerveja e refrigerante.

Folia de Reis-Folia de Reis, também chamada de Festa dos Santos Reis, Reisado ou Dia dos Três Reis Magos é uma festa de origem católica, considerada folclórica no Brasil e comemorada mais especificamente todos os anos no dia 6 de janeiro.

Segundo a tradição, nesta data, após Baltazar, Gaspar e Melchior (ou Belchior), conhecidos como os três reis magos, avistarem no céu a Estrela de Belém avisando o nascimento de Jesus, foram até o menino levando os seguintes presentes:

  • Ouro, simbolizando a realeza;
  • Incenso, simbolizando a divindade;
  • Mirra, simbolizando a imortalidade.

Diz-se também que os três representavam a humanidade, sendo um branco, um negro e um moreno.

Essa comemoração ocorre em muitos países e no Brasil sua celebração é feita de forma particular em cada região. Aqui, a celebração dura dias e seu início varia também em cada região, mas o fim costuma ser sempre no dia 6 de janeiro, data em que é costume de tirar as decorações de natal, desmontar presépios e guardar enfeites.

No Brasil, a  Folia de Reis surgiu com origens europeias, mas adquiriu formas, tradições e expressões locais variadas em suas músicas, orações e danças. Nessa comemoração, as “companhias”, ou seja, os grupos de foliões, vão de casa em casa para cantar com diversos instrumentos. É comum usar roupas características, como fardas, máscaras ou uniformes. Para receber a visita desses grupos é preciso ter um presépio ou uma imagem do menino Jesus em sua manjedoura e ao recebê-las é tradição oferecer comida aos seus participantes.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).
×

Siga-nos no Facebook