00:00:00
Home / Cidade / Registros de picadas de escorpiões chegam até dois por semana
Pronto Socorro Municipal de Junqueirópolis: registros de picadas aumentaram nos últimos anos

Registros de picadas de escorpiões chegam até dois por semana

Incidência de escorpiões amarelo vem aumentando na cidade e região

Verão é o período que apresenta maiores riscos de picadas de escorpiões. Em  Junqueirópolis são registrados  em média de uma a duas picadas do aracnídeo em moradores por semana.

Conforme a gestora do Pronto Socorro Municipal, Elisandra Fernandes de Souza, a quantidade é  bem maior comparada a épocas anteriores quando os registros  eram  em média de uma a duas picadas por mês.

Os  números são de moradores que sofrem os ataques do aracnídeo e  procuram os postos de Estratégias de Saúde (ESFs) e o Pronto Socorro Municipal  onde recebem os atendimentos necessários.

Os relatórios dos atendimentos também indicam que a  área central  da cidade é um setor onde aumentou a incidência  de acidentes com escorpiões, conforme  informa a  gestora.

SORO ANTIESCORPIÔNICO– Elisandra esclarece que não há falta de soro antiescorpiônico em Junqueirópolis. E em eventual emergência  há uma parceria entre as santas casas de Junqueirópolis, Dracena e Tupi Paulista para suprir as necessidades  do medicamento uma da outra, se  necessário.

O uso do soro que ocorre somente em casos mais graves de picadas que  não são comuns em Junqueirópolis,  como mostram os atendimentos. Elisandra lembra que o último caso registrado no Pronto Socorro  quando houve necessidade  de utilizar do soro  foi há cerca de quatro meses. A vítima era uma criança com  aproximadamente seis anos, moradora de Flora Rica, encaminhada ao PS de Junqueirópolis.

“O uso  do soro naquele caso foi fundamental,  a criança foi transferida para Presidente Prudente e se salvou”, explica a Elisandra. A  gestora também informa que  a maioria das picadas em que as vítima procuram  o Pronto Socorro e ESFs  são  leves,  às vezes de raspão e geralmente nas pontas dos dedos das mãos e pés,  partes do corpo onde ocorrem a maioria  dos acidentes.

Os atendimentos nesses casos incluem bloqueio anestésico no local da picada, hidratação e a permanência do paciente por quatro horas no Pronto Socorro, para acompanhamento e posterior liberação.

PICADAS DE DIA-Apesar de ter hábitos noturnos, uma vez que se alimenta de insetos, principalmente da barata, a maioria das picadas  de escorpiões são registradas durante o dia.

São casos que ocorrem conforme explica Elisandra, quando é feita a capinação de matos altos em terrenos, demolições de construções ou muros.  “Quando mexe no habitat onde se alojam, acabam invadindo as casas”, alerta, citando exemplo de uma dona de casa atendida no PS.

Ela  foi picada  no dedo ao pegar uma toalha de banho limpa na gaveta do seu armário. “Como não tinha o hábito de passar as toalhas com o ferro, retirou-as do varal, dobrou e pôs nas gavetas, ela acredita  que o escorpião estava no varal e ficou envolto na toalha”,  relata Elisandra

A gestora alerta também para picadas nos pés que  ocorrem de várias formas e uma delas,  é quando a vai se varrer ou limpar a calçada  onde há frestas usando chinelos e fica suscetível ao ataque do escorpião.  O mesmo  deve-se tomar ao limpar qualquer cômodo onde há frestas e rachaduras.

LOCAIS IMPROVÁVEIS- A enfermeira alerta ainda que são registrados casos de picadas  em locais mais improváveis, como na máquina de lavar roupa, além dos calçados e lençóis.  “Não se deve deixar calçados no chão, deve-se sempre chacoalhá-los antes de usr assim como lençóis que não devem ficar no chão”, orienta.

A espécie de escorpião  encontrada  em Junqueirópolis e região e que proliferaram nos últimos anos é o escorpião amarelo (T. Serrulatus),  que é um dos mais perigosos.

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Doria lança concessão de rodovias e inclui trecho da SP-294 até Panorama

  (Governo de SP) – O governador João Doria lançou sexta-feira (15/2) a primeira concessão rodoviária ...