00:00:00
Home / Agricultura / Pouca chuva no começo do ano já traz perdas na agricultura do município
Chuvas nesse começo do ano em Junqueirópolis foram estão abaixo do esperado, informa Casa da Agricultura

Pouca chuva no começo do ano já traz perdas na agricultura do município

Chefe da Casa da Agricultura Marcos Torturello explica os efeitos da falta de chuvas neste começo de ano

A baixa intensidade de chuvas nos meses de janeiro e fevereiro está causando prejuízos na agricultura e pecuária em Junqueirópolis.

De acordo com o chefe da Casa da Agricultura (CA), engenheiro agrônomo Marcos Torturello, as perdas passam de 30%. No caso do milho, o prejuízo é maior.

O agrônomo  cita o exemplo de produtores do município que perderam 100% da produção um vez que as espigas não se formaram. é o caso de um produtor da cidade com 20 alqueires cultivados. Já a acerola, Torturello informa que já há propriedades no município que não produzem há cerca de um mês.

PECUÁRIA = A escassez das chuvas incomum nessa época do ano, também prejudica pecuária. De acordo com o chefe da CA já há  pastagens que estão secando, o que aumenta os custos de produção para o proprietário caso seja necessária a suplementação alimentar dos animais.

Apesar de um dia de chuva incomum na cidade, quando o índice pluviométrico foi de 75 mm. no dia 17 de janeiro, Torturello explica que as chuvas que vem ocorrendo são localizadas e por isso há locais do município onde  não chove há semanas. O município de Junqueirópolis é o mais extenso da  Nova Alta Paulista, possuindo 584,4 km2 de terras.

Registros da CA de Junqueirópolis apontam que janeiro de 2018, choveu em Junqueirópolis, 199 mm. e fevereiro 265 mm.  Os índice deste ano ainda não foram divulgados.

Pastagens na estiagem do ano passado  em Junqueirópolis
(ft arquivo JD)
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Associação Comercial sorteia prêmio de R$ 1,5 mil do Dia dos Pais

A ganhadora do vale-compra de R$ 1,5 mil da promoção Dia dos Pais da Associação ...