00:00:00
Home / Cidade / Penitenciária informa que não houve incidentes na unidade domingo,17
Penitenciária de Junqueirópolis possui mais de 2,1 mil sentenciados, conforme a SAP

Penitenciária informa que não houve incidentes na unidade domingo,17

A direção do presídio de Junqueirópolis, informou à reportagem na manhã desta segunda-feira, 18, que não houve nenhum incidente registrado na noite de domingo, 17, na entrada da unidade, relacionados a visitas a sentenciados.

Segundo a administração, os fatos registrados na unidade no último domingo foram  o encaminhamento de um detento para o Pronto Socorro Municipal  com suspeita de cólica renal e a transferência de um sentenciado para outra unidade prisional,  ambos com escola de viaturas da Polícia Militar, conforme  é feito o procedimento em ambos os casos.

Sobre a transferência, a direção  informou que também é um procedimento normal  um sentenciado ser transferido de uma para  outra unidade prisional do Estado.

Quanto aos rumores que teria ocorrido incidente no presídio,  inclusive com a presença do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) , força especial da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) a direção reiterou que são sem fundamento, relacionando às chamadas notícias falsas (fake news) que se propagam principalmente em redes sociais.

A Polícia Civil de Junqueirópolis também confirmou que  não houve registro de nenhum incidente na unidade local. O presídio de Junqueirópolis tem capacidade para 873 sentenciados e atualmente abriga  2.194 presos.

Na última  quarta-feira, 20, uma operação conjunta dos governos do Estado e São Paulo e o Federal,  transferiu 22  presos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), incluindo o líder Marcola, da penitenciária 2 de Presidente Venceslau e do Regime Disciplinado Diferenciado  (RDD) de Presidente Bernardes,  para presídios federais o que gerou um clima de alerta nas instituições de segurança do Estado, frente a possíveis retaliações da facção.O que não foi registrado no último fim de semana.

De acordo com reportagem  do portal  de notícias BBC Brasil,  na última quarta-feira, 13,  diretores de presídios, agentes penitenciários e policiais militares ouvidos pela BBC News Brasil disseram que a operação causou um clima de tensão em todas as unidades com integrantes do PCC.

“Os agentes temem que a facção emita um “salve geral”, como são chamadas as ordens de ataques contra prédios públicos e agentes de segurança, com a intenção de gerar terror e demonstrar insatisfação”, informa a reportagem.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Premiações da 15ª Fenabb Cultural

O concurso 15ª Semana Fenabb Cultural, reuniu trabalhos  de redação e desenhos, com o tema ...