00:00:00
Home / Cidade / PM faz alerta para furtos de celulares
IMEI é uma espécie de RG do aparelho celular, para obtê-lo digite *#06#

PM faz alerta para furtos de celulares

O Capitão PM Marcelo Cavalcante, Comandante da 1ª Companhia da PM  de Dracena, que abrange os municípios de Dracena, Junqueirópolis e Ouro Verde, traz informações sobre os furtos de aparelhos celulares/smartphones e faz um alerta à população.

“Furto é o crime cometido sem violência, onde o autor subtrai o objeto sem que a vítima perceba”, explica. No caso de Dracena, o capitão explica que no atual mês (fevereiro), houve registro de dez  furtos de celulares na cidade, o que corresponde a 1/3 do total de furtos ocorridos no mês.

No ano de 2018 foram 80 ocorrências durante todo o período, enquanto em 2017 foram 78.

“É um crime de difícil prevenção, pois a maioria das ocorrências são em ambientes fechados: comércio, bares, restaurantes, na própria residência e em locais públicos com grande aglomeração de pessoas”.

“ O elevado valor comercial e a fácil portabilidade são alguns dos fatores que atraem a atenção de pessoas mal-intencionadas”, alerta o comandante.  A atenção deve ser redobrada neste período de carnaval.

 

O ideal é a prevenção:

– Instale dispositivo (aplicativo) rastreador, caso seja possível em seu aparelho;

– Mantenha o celular sempre em sua posse e contato visual, jamais deixando-o sobre balcões, mesas ou outro local de acesso público;

– Não guarde o aparelho no bolso de trás de suas vestes, especialmente em locais com grande aglomeração de pessoas;

– Não ostente. Use apenas o necessário;

– Evite andar distraidamente pelas ruas, manuseando o aparelho ou realizando ligações.

 

Mas, se ainda assim ocorrer o furto ou roubo, atenção para as seguintes dicas:

– Ative o rastreador e acione imediatamente a Polícia;

– Se o fato ocorreu há poucos instantes; se o ambiente for monitorado por câmeras de vigilância; e se houver suspeitas quanto a autoria, também acione imediatamente a Polícia Militar, para que sejam realizadas diligências visando a prisão do autor e recuperação do objeto;

– Não havendo suspeitas quanto à autoria, ainda assim avise a polícia: registre um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito no site www.policiamilitar.sp.gov.br e, com o código IMEI em mãos, solicite à operadora o bloqueio do aparelho;

– IMEI é uma espécie de RG do aparelho celular. Para obtê-lo é bem simples: digite *#06#

– É importante que cada usuário guarde o número do IMEI, pois sem ele não será possível bloquear o aparelho, mas apenas o “chip”.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Agentes apresentam à Câmara manifesto contra más condições de trabalho e superlotação na penitenciária

Agentes de segurança penitenciária da unidade de Junqueirópolis, apresentaram aos vereadores na sessão da Câmara ...