00:00:00
Home / Cidade / 19  CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS EM 2019: VIGILÂNCIA REFORÇA ALERTA
Aedes aegypiti: combate ao mosquito é intensificado

19  CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS EM 2019: VIGILÂNCIA REFORÇA ALERTA

Junqueirópolis já registra 19 casos de dengue neste ano, a maioria,  contraídos no município (autóctones). A Vigilância Epidemiológica (VE) reforça  ações de combate ao  Aedes aegypti e  alerta a população para os cuidados com recipientes que possam conter água parada, onde o mosquito se reproduz.

Segundo a coordenadora da VE, Gláucia Damaceno os casos  de dengue vem aumentando o que requer  um trabalho concentrado contra o Aedes para evitar riscos de epidemia na cidade. Na região, diversas cidades já estão com números elevados da doença.

Dos 19 casos confirmados pela VE, 14 são autóctones e cinco importados (adquiridos em outras cidades).  Outros 16 casos, conforme a coordenadora , estão sob investigação e os exames serão encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em Presidente Prudente para análises.

Para combater o Aedes a VE desenvolve um conjunto de ações, entre elas, a nebulização, bloqueios e buscas ativas de larvas e criadouros. Apesar da quantidade de casos confirmados  o último levantamento de infestação larvária no município realizado em janeiro, foi abaixo de 1, o que está  dentro do padrão aceitáve, conforme informa Gláucia.

TIPO 2- A coordenadora da VE informa também que até agora não houve nenhum caso de dengue tipo-2  no município.

A dengue tipo 2, que antes era considerada hemorrágica, hoje é classificada como dengue grave pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, o risco da dengue tipo 2 é principalmente para pessoas que já tiveram dengue 1, uma vez que essa segunda infecção pode ter uma evolução de maior gravidade.

Em janeiro foi detectada   em 19 cidades de São Paulo a circulação do sorotipo 2 da dengue, o que colocou o Estado em alerta. Até então apenas o sorotipo 1 trafegava nos municípios paulistas desde 2016. Na região, Andradina é  a cidade que consta na relação onde foi constatado a dengue tipo-2.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Confira super ofertas do Tamoyo Flex válidas até quinta, 28 de março

Aproveite as promoções incríveis que o Supermercado Tamoyo Flex preparou para você, válidas até quinta-feira, ...