00:00:00
Home / Cidade / Junqueirópolis realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde
A Conferência Municipal de Saúde, sábado, 23/3, no CCI “Anna Brandt Fernandes de Souza”,

Junqueirópolis realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

A Diretoria de Saúde de Junqueirópolis realizou no sábado, 23/3, a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “A consolidação do SUS para manutenção dos direitos à Saúde”, com objetivo de debater prioridades para o setor,  encaminhá-las aos governos municipal, estadual e federal e estadual e traçar diretrizes de trabalho para os próximos quatro anos.

Diretor municipal de Saúde, Adílio Bortolatto, faz explicações sobre o evento

As Conferências são realizadas a cada quatro anos e ocorrem neste período em todos os municípios do país. De acordo com o diretor municipal de Saúde, Adílio Bortolatto, as propostas aprovadas nos encontros municipais serão apresentadas em conferências regionais e estaduais. A última será a 16ª Conferência Nacional.

“Vamos apresentar propostas que mantenham o direito ao acesso à Saúde com a melhor distribuição dos recursos financeiros”,  informa Bortolatto, ressaltando a importância da participação da população. “A comunidade deve participar apresentar propostas para poder cobrar”, enfatizou.

O objetivo das conferências, explica o diretor,  é levantar as propostas que chegarão aos governos federal e estadual visando diminuir os problemas e melhorar a qualidade  nos atendimentos da saúde pública.

Acrescentou que o  Sistema Único de Saúde (SUS), oferece uma das maiores ofertas de atendimentos na área no mundo, inclusive com transplantes gratuitos.

Por outro lado,  acrescenta  que  fica difícil para os municípios menores sustentarem as redes de saúde pública. No caso de Junqueirópolis, oito ESFs, Santa Casa, Pronto Socorro, Centro Especializado de Odontologia (CEO), Vigilâncias, Centros de Atendimentos Psicossocial (CAPs)  farmácia (Centro de Saúde), são custos elevados”,  ressalta o diretor que fez agradecimentos ao Conselho Municipal de Saúde

O município de Junqueirópolis investe na Sáude 32,15% do orçamento na Saúde, bem acima do valor mínimo obrigatório por lei que é de 15%.

Apoiadora do Cosems/SP, Jussara Campoville

SUS-A enfermeira Jussara Moraes Hatae Campoville, apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), proferiu palestra sobre o histórico do atendimento público na área da Saúde no Brasil, até Constituição de 1988, que garante o direito do cidadão à Saúde e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a palestra, foram formados grupos de trabalhos que debateram temas e aprovaram as propostas do município a setem apresentadas nas conferências regional, em Presidente Prudente, dia 24 de abril e em seguida na macrorregional em Bauru.

A vice-prefeita Sofia Rodrigues, representou o prefeito Hélio Furini que estava em outro compromisso. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Marcos Ruiz e Valdir Oliveira (Chimbinha) e diretores municipais.

Vice-prefeita, Sofia Rodrigues
Presidente da Câmara, Marcos Ruiz

Canto do Hino Nacional na abertura da conferência
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Feliz Páscoa

O que é a Páscoa Cristã Quando falamos de páscoa, imediatamente pensamos em ovos de ...