Home / Cidade / Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos debate prioridades nas políticas públicas
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria José Castilho (Zezé),faz pronunciamento

Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos debate prioridades nas políticas públicas

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – Aconteceu na última terça-feira, 26, II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa  Idosa de hoje tem como tema Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”,  contando com grande participação  popular que  se fez presente  nas dependências do CCI-ABF (Centro de convivência do Idoso Ana Brandt Fernandes).

Antes dos trabalhos o grupo de dança do CCI-ABF, realizaram uma bela apresentação de dança típica do folclore brasileiro.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Maria José Castilho (Zezé), a conferência foi realizada com intuito de reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, e das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.

A mesa diretora foi composta por autoridades e técnicos, sendo:

Maria José Castilho – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa,  Sra. Sofia Rodrigues dos Santos – Vice- Prefeita,  Elayne Val – Diretora de Assistência e Desenvolvimento Social,  Sra. Lidia Teruel – Representante dos idosos, Sr. Valdir Chimbinha – Vereador,  Emilene Teixeira da Silva – Representante do Conselho Estadual do Idoso e a convidada especial Maria Angela Cabanilha de Souza Maltempi – palestrante.

Na oportunidade aconteceu a leitura do Regimento Interno que ao término teve aprovação por aclamação.

 Durante o evento  foram discutidos:  Os  Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas;  Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia; Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa  Idosa.

Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A II Conferencia de Junqueirópolis também realizou a eleição que definiu os Delegados representativos do município, sendo representantes do poder publico como titular, Maria José Castilho e como suplente Elisandra Fernandes; pela Sociedade Civil a  Titular de Delegada a Magda e como suplente foi eleito o Anizio Gandolfi.

Garantia de políticas públicas para os idosos foi um dos temas em debate
Apresentação de dança pelo grupo da 3ª Idade
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).