00:00:00
Home / Cidade / Escorpiões: 40 acidentes de picadas são registrados  no Pronto Atendimento de janeiro a março
O escorpião amarelo é a espécie mais venenosa da América do Sul

Escorpiões: 40 acidentes de picadas são registrados  no Pronto Atendimento de janeiro a março

Os escorpiões continuam preocupando os moradores da cidade e região. Em Junqueirópolis,  o Pronto Atendimento Municipal registrou  nos três primeiros meses de 2019,  40 atendimentos de acidentes de  picadas do  aracnídeo.

Janeiro foi o mês que teve maior número de vítimas de picadas socorridas,  um total de 23, em fevereiro caiu para 7, mas em  março voltou a subir e chegou a 10  pessoas socorridas no Pronto Atendimento Municipal que recebe também  moradores das cidades vizinhas, Irapuru e Flora Rica.

Pronto Atendimento registrou 40 atendimentos de picadas de escorpiões em três meses

CUIDADOS – Entre as centenas de espécies o escorpião amarelo  ( (Tityus serrulatus),  é mais  o mais perigoso  da América Latina e é mais comum na na região e maioria das cidades de São Paulo e  outros estados do país, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

O efeito da  picada  do escorpião amarelo é rápido e os atendimentos devem ser feitos em um tempo máximo de três horas. Conforme especialistas, crianças de zero a nove anos integram o grupo de risco. Por serem menores, o veneno se espalha de maneira mais rápida.

Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).

REPRODUÇÃO – De hábitos noturnos, os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Nas cidades são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc.

Não existem escorpiões-amarelos machos.  A reprodução ocorre por partenogênese, ou seja, os óvulos da fêmea se dividem sem fecundação com o espermatozóide. Podem ser gerados até trinta embriões, que se desenvolvem dentro do corpo da mãe.

A picada de escorpião amarelo dói muito e pode matar

ATENÇÃO

– Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
– Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
– Mantenha camas e berços afastados da parede.
– Evite que lençóis toquem no chão.
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

PARA MANTER O BICHO LONGE

– Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
– Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.

(Fontes: Pronto Atendimento de Junqueirópolis e site GaúchaZH) 

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Procissão e missa em homenagem ao padroeiro Santo Antônio

A igreja católica celebrou nesta quinta-feira, 13, a procissão e missa na matriz, em homenagem ...