00:00:00
Home / Cidade / Feira livre, uma tradição no município realizada todas as sextas
Além do comércio, a feira se torna ponto de reencontro de amigos

Feira livre, uma tradição no município realizada todas as sextas

(JORNAL A NOTÍCIA) – A Feira Livre de Junqueirópolis é realizada todas as sextas, das 16h às 22h, na avenida Rio Branco e funciona com cerca de 80 feirantes do município e da região, de Panorama a Lucélia.
A feira de Junqueirópolis , assim como as demais da região inovaram, diversificaram os produtos e passaram a funcionar com rotatividade a cada dia da semana entre as cidades vizinhas mantendo praticamente o mesmo grupo de comerciantes nos municípios póximos.

A  feira é administrada pela Associação Agrícola de Junqueirópolis (AAJ), que de acordo com o auxiliar administrativo, Eliseu Adriano tem a responsabilidades da manutenção, fornecimento de energia elétrica , disponibilizar um fiscal que organiza a montagem e desmontagem das barracas e faz a distribuição dos sacos plásticos a cada um dos feirantes para acondicionarem os descartes na hora de limpeza no final dos trabalhos.
Adriano explica que há um trabalho conjunto com a Prefeitura para a realização da feira. Entre as atribuições do município está o caminhão pipa que faz a lavagem da avenida e o recolhimento dos descartes após feira.

Comerciantes da cidade e região fazem parte da história da feira livre

 

A AAJ oferece aos feirantes um banheiro localizado em um imóvel no cruzamento da avenida Rio Branco, com a rua Curitiba. A Associação também possui uma barraca na feira para os associados exporem e comercializarem seus produtos
“A feira e tornou um local para encontro de amigos, como são os casos de ex-moradores da cidade que quando vem a passeio acabam indo à feira e reencontram velhos conhecidos”, enfatiza Adriano. Ele também salienta a geração de empregos e renda para a cidade.

DIVERSIFICAÇÃO-Além dos produtos tradicionais, verduras frescas, legumes e frutas as feiras ampliaram os produtos à venda e hoje encontra-se alimentos nos food trucks, onde se tornou costume os freqüentadores fazerem refeições, sem contar os tradicionais pasteis e salgados variados, churros e até brinquedos.
A feira livre de Junqueirópolis começou a funcionar na avenida Rio Branco em meados da década e 90 e de acordo com Adriano, até hoje tem feirantes pioneiros que começaram naquela época e continuam vendendo seus produtos semanalmente, exemplos dos senhores Mário Amador e Aparecido Ribeiro. A feira somente não é realizada em feriados como Sexta-Feira Santa, Natal, Ano Novo, quando as datas coincidem na sexta-feira.

 

Feira livre é realizada todas sextas a partir das 16h na avenida Rio Branco
As feiras se diversificaram e são realizadas em toda região
Eliseu Adriano, da AAJ que administra a Feira em Junqueirópolis

 

fts- A Notícia

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Amplo banheiro está em construção na Aceruva

(Ass. Imp. Prefeitura) –  A prefeitura de Junqueirópolis está construindo um novo prédio para banheiro ...