00:00:00
Home / Agricultura / Aftosa: rebanho de mais de 35 mil cabeças do município precisa ser vacinado até dia 31
Produtor tem até dia 31 para vacinar contra aftosa e brucelose em fêmeas até 24 meses

Aftosa: rebanho de mais de 35 mil cabeças do município precisa ser vacinado até dia 31

(Jornal A Notícia) – A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo encerra na próxima sexta, 31 de maio, com a obrigatoriedade de imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades.  De acordo com a Casa da Agricultura (CA) local, Junqueirópolis possui um rebanho de 35,6 mil cabeças de gado de todas as faixas etárias que precisam ser vacinados nesta primeira etapa da campanha.

Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura (SAA), o criador deve fazer a vacinação no prazo estabelecido pela legislação, ou seja, de 1º a 31 de maio e tem até o dia 7 de junho para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária diretamente no sistema informatizado Gedave.
É preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suideos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

MULTAS – Por ser obrigatória, deixar de vacinar e comunicar a vacinação sujeita o proprietário a multas de 5 Ufesps ( R$ 132,65) por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps (R$ 79,59 reais) por cabeça por deixar de comunicar. O valor de cada Ufesp – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 26,53 reais.

BRUCELOSE-Além da vacina contra a aftosa, o produtor também deve imunizar as fêmeas de seu rebanho de zero a 24 meses contra a brucelose. Os prazos e as multas para quem não vacinar ou deixar de comunicar a vacina da brucelose, são os mesmos ao da febre aftosa.
A vacina contra a febre aftosa teve a sua dose reduzida de 5 ml para 2 ml nesta primeira etapa da campanha de vacinação de 2019. Um dos principais objetivos na mudança é o de menor volume de óleo mineral, com consequente redução de reações alérgicas nos animais. (Com informações da SAA)

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Saúde realiza neste sábado, 17, o ‘’Cuide-se Bem’’ na praça Álvaro O. Junqueira

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – A Diretoria Municipal de Saúde realizará neste Sábado, 17 de Agosto, das ...