00:00:00
Home / Cidade / Descarte correto do lixo eletrônico tem baixa adesão
Local correto de descarte do lixo eletrônico é no ecopono

Descarte correto do lixo eletrônico tem baixa adesão

(JORNAL A NOTÍCIA)– Somente  cerca  de 30%  do lixo eletrônico produzido na cidade é descartado de forma correta no ecoponto onde é separado e reaproveitado para reciclagem, seguindo as normas ambientais.

A responsável pelo ecoponto- Reciclagem do Lixo Eletrônico e Pneus (Reciclap)- Cristina Nunes Guerra, informa que durante 2018, o total de lixo eletrônico coletado não chegou a mil quilos (uma tonelada).

A baixa quantidade, explica Cristina,  deve-se  principalmente ao descarte incorreto do equipamento eletrônico e que  acaba resultando em sérios danos ao meio ambiente.

O reaproveitamento poderia ser outro. “Todo componente eletrônico é reciclável, nada é desperdiçado e o mais importante não é só retirar o material que pode ser vendido e sim descartar corretamente os equipamentos que contaminam o meio ambiente, a exemplos da pilha, baterias de celulares,  lâmpadas de mercúrio e tubos de tevê”, afirma.

Ela cita elementos químicos que contaminam o meio ambiente presentes nesses produtos como o fósforo, o chumbo e o mercúrio.

Cristina Gueera lembra que a quantidade da coleta chegou a ser bem maior, período que além de Junqueirópolis, recebia o lixo eletrônico de cidades da região como Presidente Epitácio, Panorama, Monte Castelo.

“Hoje é apenas de Junqueirópolis, o que diminuiu muito nossa produção”, constata  Cristina, ressaltando que são poucas as cidades da região que possuem um ecoponto de produtos eletrônicos.

Outra dificuldade apontada por ela é que o morador ou comerciante precisa levar o descarte eletrônico até o Reciclap uma vez que a coleta não é feita nas casas e comércio. O ecoponto tem apenas dois funcionários, Cristina, e o marido Henrique.

Peças dos aparelhos são destinadas à recicçage,m

COMO DESCARTAR-   Ela  chama a atenção da população que o lixo eletrônico não pode ser descartado  junto com o lixo reciclável que é coletado semanalmente  nas casas e comércio.

“Não se deve colocar o lixo eletrônico junto com sacos de reciclagem (sacos verdes) é outro material”, orienta.

CAMPANHA -O objetivo, segundo a responsável é realizar uma campanha com entrega de panfletos orientando a população para o  descarte correto de eletrônicos, que incluem tevês, celulares, micro-ondas, radios, baterias de celulares, computadores, notebooks e aparelhos  eletrodomésticos em geral.

“Hoje  90% dos produtos eletrônicos são recicláveis”, explica Cristina Guerra.

PEÇAS REUTILIZADAS- Além da separação das peças e comerciáliza-las a empresas especializadas a Recicap também recupera peças eletrônicas  que ficam disponíveis para vendas a preços em conta. São desde cabos para computadores, baterias de notebooks, fontes de CPUs, entre outras.

MUNICÍPIO VERDE AZUL-Conforme Cristina para obter autorização de funcionamento a Reciclap cumpre  as normas ambientais que a credenciam a fornecer  certificado de descarte correto do lixo eletrônio para o Programa Estadual Município VerdeAzul de Junqueirópolis e somar pontos no ranking estadual anual do Programa.

PNEUS- O ecoponto  também é o local que recebe os pneus usados. O descarte correto de pneus inservíveis é obrigatório na cidade.

De acordo com Cristina, 90% dos pneus levados ao ecoponto vêm das borracharias para pevenir principalmente contra a dengue, evitando o acúmulo de água parada.

ENDEREÇO – Reciclap funciona na rua São Paulo- 1329 (antiga Máquina Omoto) de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 12h às 17h.

Ecoponto é o lugar para descarte de pneus usados

 

 

 

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Saúde realiza neste sábado, 17, o ‘’Cuide-se Bem’’ na praça Álvaro O. Junqueira

(Ass. Imprensa-Prefeitura) – A Diretoria Municipal de Saúde realizará neste Sábado, 17 de Agosto, das ...