00:00:00
Home / Cidade / Clube do Livro completa 32 anos
Clube do Livro, Lions Clube tem como objetivo a reativação

Clube do Livro completa 32 anos

Presidente do Clube, Ilda Lorencetti, acervo com mais de 8 mil títulos

(Jornal A Notícia) – O Clube do Livro “Zuleika de Almeida Prado”, completou 32 anos de fundação, na última quinta-feira, 6/6 e a diretoria tem objetivo de reativá-lo.
O Clube possui um rico acervo de 8.318 títulos, a maioria literatura infanto-juvenil e segundo a presidente do Clube, Ilda Lorencetti, a idéia é desenvolver um projeto de leitura para adultos e que envolva as crianças atraindo-os para o Clube, incentivando a leitura.

O projeto está sendo elaborado, inclusive com aulas de dança para crianças e adultos com o propósito de viabilizá-lo em breve, de acordo com a presidente.
A climatização dos ambientes para favorecer a leitura também consta na programação da diretoria.

MUDANÇAS- Lorencetti ressalta que as crianças hoje não tem o mesmo tempo para atividades extras classes como tinham há alguns anos.
“As crianças e jovens têm mais opções e ocupações e passaram a frequentar escolas de inglês, kumon, música (Projeto Guri) e práticas esportivas”, pontua.
“Além disso as bibliotecas das escolas são novas e equipadas, as escolas tem salas de leitura e a leitura tornou-se obrigatória na sala de aula, de acordo com o novo currículo escolar”, acrescenta.

Esses fatores, avalia a presidente, fez com que houvesse a evasão e praticamente sem frequência tornou-se inviável mantê-lo aberto.
VISITAS – “Continuamos receber visitas de escolas de outras cidades e creches daqui, quando as escolas precisam de material para pesquisa, nos ligam e agendamos horários”, informa.

Lorencetti mostra uma das obras de autoria da fundadora do Clube, Zuleika Prado

HISTÓRIA – “Por mais de 20 anos, o Clube vivia lotado, houve época com mais de 300 crianças e adolescentes frequentando-o”, lembra Lorencetti.
O Clube foi fundado há 32 anos, em 6 de junho de 1987, pela professora e escritora, Zuleika de Almeida Prado, com o nome Clube do Livro 6 aos 16 por dirigir-se a essa faixa etária.

Em nove de junho de 1995, há 24 anos, foi inaugurada a sede própria, graças ao apoio de comerciantes da cidade e Prefeitura Municipal.
A professora Zuleika transferiu oficialmente o Cube para o Lions Clube Cidade Verde há dois anos que se tornou o gestor.

Nesses 32 anos, o Clube do Livro obteve reconhecimento nacional, recebeu diversos prêmios na área literária, a exemplo dos Prêmios Polar 98, foi tema de matéria do programa Fantástico, da tevê Globo e constou na edição histórica do livro “100 Anos do Lions Clube”.

Clube do Livro é tema de matéria da Revista Lions Clube, 100 anos

Além dos milhares de títulos de livros, o Clube do Livro também diversificava com práticas de leituras interpretativas e representações teatrais de obras literárias, promovia visitas a feiras de leituras e recebia visitas de escritores da literatura infanto-juvenil, entre eles nomes conhecidos nacionalmente.

A maioria dos livros foi de doações, incluindo os escritores que visitaram o Clube. Obras escritas pela fundadora, Zuleika Prado também fazem parte do acervo.
“É um espaço voltado para a leitura saudável, não podemos parar”, conclui Ilda Lorencetti, ao referir-se à reativação do Clube.

A diretoria do Clube do Livro, é formada pelos membros do Lions Clube, Ilda Lorencetti, presidente, vice-presidente, Danilo Machado, Elenice Picinini, Márcia La Paz, Nair Sanches e Diana Alves Oliveira, próxima presidente do Lions Clube Cidade Verde.

O espaço para leitura na sede do Clube
Fundadora, professora e escritora, Zuleika de A. Prado

Integrantes do Lions Clube, arrumam os livros nas estantes

 

Placa de inauguração da sede própria do Clube em 9 de junho de 1995

fts- A Notícia

 

, .

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO HOMENAGEADOS NA CÂMARA

(Jornal A Notícia) – A Câmara de Junqueirópolis e o Conselho Regional de Educação Física ...