00:00:00
Home / Cidade / Junqueirópolis comemora nesta quinta-feira, 74 anos de fundação

Junqueirópolis comemora nesta quinta-feira, 74 anos de fundação

O município de Junqueirópolis, completa nesta quinta-feira, 13 de junho, 74 anos de fundação. Uma programação de eventos prossegue até o dia 30.
Hoje, 13, a comemoração ficou por conta das apresentações civíca e artísticas dos alunos das escolas municipais e entidades da cidade. O evento começou às 9h no Ginásio de Esportes.

HISTÓRIA– “No começo da década de 40, os fortes boatos que a Estrada de Ferro se estenderia no sentido Oeste da região, permitiu um avanço de empreendedores independentes na conquista e compra de glebas, bem como, de Companhias Imobiliárias e de Colonização.
Os negócios que norteavam inúmeras pessoas a investirem nestas terras eram grandes. Poucos eram aqueles que conseguiam extensões com o propósito de revender, tendo em vista a necessidade de relações políticas com autoridades estaduais.

Neste caso, a legalização era peça fundamental para o bom andamentos dos negócios e a publicidade valorizando a eventual passagem por seus patrimônios também contribuía para boas vendas.

FSabe-se que, a grande linha mestra que impulsionou inúmeros colonizadores a investirem na região foram as perspectivas de progresso depositadas em torno da chegada da Estrada de Ferro.

A maioria daqueles que planejaram e fundaram vilarejos em terras que compreendiam o espigão, objetivaram a formação de cidades prósperas colocando declaradamente em suas plantas urbanas a passagem da futura Estrada na intenção de efetuar as vendas pelo menos enquanto os trilhos não chegavam.
Na primeira metade da década de 40, após averiguações num grande espaço localizado ao leste do povoado da União, Álvaro de Oliveira Junqueira, residente na capital do Estado de São Paulo, resolveu comprar terras.

Sabia o comprador das características da flora, rica em madeiras de lei que estavam a cada ano tendo um crescimento na exploração.
FUNDAÇÃO – Oficialmente em 1° de novembro de 1944 foi fundado o “Patrimônio de Junqueira”, nome relacionado diretamente com o dono das terras que pretendia vender pequenos lotes a bom preço, que pudesse satisfazer tanto o vendedor como os compradores que viam o investimento para o futuro, uma vez que seriam valorizadas.

13 DE JUNHO – Da abertura de um clarão, o dono das terras assessorado por inúmeros colonizadores, resolveu erguer uma “cruz de madeira” feita pelo senhor Possato com a matéria-prima retirada das matas.

Tratava-se do dia 13 de junho de 1945. Em homenagem ao Santo Antônio de Pádua, o símbolo da fé católica foi introduzido no cotidiano dos que chegaram na região ou estavam por estabelecerem-se levando os valores de suas terras natais.

Em 24 de dezembro de 1948, mediante a Lei n° 233, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, Junqueirópolis tornou-se município”.
fonte: Prefeitura Municipal.

POPULAÇÃO– Conforme o IBGE, em 2018 a população de Junqueirópolis fora estimada em 20.524 hbitantes. No Censo de 2010, o município possuía 18.726 moradores, o que equivalia a 32,12 habitantes/km2.
Ainda de acordo com o IBGE, o município ocupa a posição 1.760ª entre os 5.570 municípios do país em número de moradores. No Estado de São, está na posição 254ª do ranking entre os 645 municípios.
EXTENSÃO– Junqueirópolis é um dos municípios com maior extensão territorial na região, com 582,565 km2 de área.
Formação Administrativa- Prefeito Hélio Furini, vice-prefeita, Sofia Rodrigues e  Câmara constituída por nove vereadores, presidida por Marcos Roberto Ruiz.

 

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Liga Regional de Atletismo reúne equipes de dez cidades

A 22ª Liga Regional de Atletismo, disputada domingo, 16/6, no Estádio Raphael Capelli, reuniu equipes ...