00:00:00
Home / Cidade / Florada dos ipês colorem a cidade
Florada de ipês rosa, no bairro Cristo Redentor, ao lado da vicinal Joao Furini

Florada dos ipês colorem a cidade

Eles estão em todas as partes, no campo, nos parques, nas calçadas e somente nesta época do inverno começam a ser notados por causa das suas coloridas e exuberanes flores. São os  ipês uma das árvores com flores mais belas do país, que enfeitam Junqueirópolis nesses dias de tempo frio e  seco.
Segundo os especialistas  nesse período do inverno  ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo, rosa branco e o mais comum o amarelo.
 Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro.  Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões,
Ipês colorem a cidade nesta época do ano
 Junho e julho: ipê-roxo
·         Julho e agosto: ipê-amarelo
·         Fim de agosto: ipê-rosa
·         Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Nem sempre a florada dos ipês respeitam essas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

Ipê rosa florido na esquina da avenida 7 de Setembro com riua Duque de Caxias
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

PROMOTORA DE JUSTIÇA TITULAR É EMPOSSADA NO FÓRUM DA COMARCA

(Jornal A Notícia) -A promotora de Justiça, Jamile Tavares, 35, tomou posse como titular no ...