00:00:00
Home / Cidade / Dia do Profissional de Educação Física é aprovado pela Câmara
Vereador Marcos Ruiz, autor do projeto que institui o Dia do Profissional de Educação Física no município

Dia do Profissional de Educação Física é aprovado pela Câmara

A Câmara de Junqueirópolis, aprovou por unanimidade em única votação na sessão de segunda-feira, 5, o projeto de lei (PL 03/19) de autoria do vereador e presidente do Legislativo Marcos Ruiz, que institui no calendário oficial do Município Dia do Profissional de Educação Física e a Semana Municipal do Profissional de Educação Física.

Conforme o PL,o Dia do Profissional de Educação Física, a ser comemorado, anualmente, no período de 1º a 07 de setembro, tendo dia 1º de setembro como data principal, passará a integrar o calendário oficial do município de Junqueirópolis.

Fica instituída a entrega de medalhas de Honra ao Mérito e Comenda Benemérita, que serão gentilmente oferecidas pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP), de acordo com a Resolução nº 097/2017 e 102/2018, onde os profissionais indicados devem estar credenciados, regularizados e em dia com suas obrigações estatutárias perante o CREF4/SP.

Para entrega da honraria a Câmara Municipal de Junqueirópolis promoverá Ato Solene.

Constituem objetivos principais da Semana Municipal do Profissional de Educação Física:

I – Conscientizar a população da importância da prática de atividades físicas de maneira regular, sistematizada e orientada;

II –  Contribuir para valorização do profissional de educação física, bem como divulgar o seu importante papel na sociedade como profissional da área de saúde;

III – Informar sobre a importância da Educação Física nas escolas da rede municipal de ensino, com ênfase para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, psicomotor e sociocultural dos alunos;

IV. Difundir conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas utilizadas no aprimoramento da educação física, do esporte, da recreação e do lazer, promovendo a realização de campanhas educativas, cursos, exposições, pesquisas, palestras, publicações, reuniões e seminários.

Art. 5º As despesas decorrentes da realização da comemoração ora citada correrão por conta do orçamento legislativo vigente. O PL aprovado segue para sanção do Executivo.

JUSTIFICATIVAS – Ruiz expõe no projeto as justificativas  para criação das datas  no município  que incluem,  “Nas últimas décadas, pelo próprio desenvolvimento científico no campo das ciências médicas e da saúde, a Educação Física passou a ser peça chave na prevenção e no tratamento de diversas doenças e na própria promoção da saúde. Foi então que o Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução n° 218, de 06 de março de 1997, reconheceu os profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde, e em seguida houve a regulamentação da profissão através da Lei n° 9.696/1998, com atuação do Sistema CONFEF/CREFs.”

“Está sob as responsabilidades de um Profissional de Educação Física efetuar testes de avaliação física, estudar as necessidades e a capacidade física de alunos, e/ou atletas de acordo com suas características individuais”, acrescenta Ruiz, ressaltando que será realizada uma parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região  (CREF4/SP) para que sejam feitas as devidas homenagens aos profissionais de Educação Física desta Municipalidade indicados pelos vereadores.

“A Educação Física passou a ser peça chave na prevenção e no tratamento de diversas doenças”, ressalta o vereador
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

Vigilância registra 71 casos de dengue em 2019, dez importados

A  Vigilância Epidemiológica Municipal  (VE) informa que em 2019, no período de 1º de janeiro ...