00:00:00
Home / Cidade / Delegado geral da Polícia Civil inaugura Necrim de Junqueirópolis
Descerramento da placa, delegado Eliandro, prefeito Furini, delegado geral , Ruy Ferraz Pontes e o juiz Marcelo Luiz Eliano

Delegado geral da Polícia Civil inaugura Necrim de Junqueirópolis

O delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Ruy Ferrraz Pontes, inaugurou nesta segunda-feira, 2, o Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Junqueirópolis,  órgão  que tem objetivo de agilizar soluções nas ocorrências policiais de menor potencial ofensivo, por meio da conciliação entre as partes, evitando que se torne uma ação judicial que  aumenta a quantidade de processos nos Fóruns e demora nos julgamentos.

Pontes ressaltou  que “o Necrim, órgão especializado da Polícia Civil,  é  o portal para a solução dos crimes de menores potenciais ofensivos sem que se use a energia do Estado que é direcionada de forma mais eficiente para solução de crimes mais graves e contribua para a pacificação nos municípios caso de Junqueirópolis”, pontuou.

É a primeira vez que um delegado geral de Polícia do Estado visita Junqueirópolis e conforme o delegado seccional de Polícia de Dracena, Nilton Santos Paschoal, o Necrim no município é o primeiro do estado de São Paulo,  instalado fora das cidades sedes de Delegacias Seccionais, como Dracena, Adamantina, Presidente Venceslau e Presidente Prudente, onde  já funcionam os Necrim na região.

Autoridades durante a inauguração

“É legítima a escolha de Junqueirópolis  que é a segunda cidade na abrangência da Delegacia Seccional de Dracena (que compreende de Panorama a Junqueirópolis) e também pela recepção e a sintonia do poder público municipal e Judiciário”, afirmou Paschoal, acrescentando que 60% das ocorrências policiais são de crimes de menores potencial ofensivo, suscetíveis de conciliação. Lembrou que as áreas das Delegacias Seccionais de Presidente Prudente, Dracena e Adamantina possuem  os melhores índices de segurança do Estado.

O delegado de Polícia de Junqueirópolis, Eliandro Renato dos Santos, reforçou que o Necrim é  fundamental  para solucionar os crimes de natureza menos graves, casos de acidentes de trânsito, ameaças, briga entre vizinhos, lesões corporais,  injúrias, calúnias, difamações, entre outros. “Os acordos são homologados pelo Judiciário”, afirmou. A visita do delegado geral foi conduzida pelo delegado responsável pela Academia da Polícia Civil  da Regional de Presidente Prudente  André Luis Luengo

“O Necrim  traz a celeridade na solução desses conflitos para as partes e para a Polícia Civil e o Judiciário possam se dedicar a questões mais sérias”, acrescentou. Santos esclarece também que  procedimento da conciliação é uma decisão do delegado de Polícia, conforme o registro do boletim de ocorrência. As audiências são agendadas para o Necrim, em média de três a quatro por vez e em Junqueirópolis, já foram  realizadas sete desde o começo de funcionamento do órgão, com 100% das conciliações efetivadas.

Prefeito Helio Furini, faz pronunciamento

O prefeito Hélio Furini, resssaltou a parceria do município com a Polícia Civil e o Judiciário para implantação do Necrim no município. “A parceria trará bons resultados à comunidade”, avaliou ao referir-se aos métodos de agilidade e conciliações que são obtidos durante as audiências.

Compareceram, o juiz de Direito da Comarca de Junqueirópolis, Marcelo Luiz Eliano, o  diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Estado de São Paulo (Deinter) de Presidente Prudente, delegado Walmir Geralde, a vice-prefeita, Sofia Rodrigues,  delegados de Polícia da região, o 1º tenente do Exército, Valdecir Ferreira Soares, delegado da Delegacia do Serviço Militar de Dracena, o sargento do Exército e comandante do Tiro de Guerra (TG) de Dracena, Benício Alves de Souza, vereadores e diretores municipais.

SERVIÇO-O Necrim está instalado na Casa da Cidadania, rua São Salvador-1001, centro

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

PROMOTORA DE JUSTIÇA TITULAR É EMPOSSADA NO FÓRUM DA COMARCA

(Jornal A Notícia) -A promotora de Justiça, Jamile Tavares, 35, tomou posse como titular no ...