00:00:00
Home / Cidade / CAMINHADA NESTA QUARTA MARCA OUTUBRO ROSA EM JUNQUEIRÓPOLIS
Caminhada para alertar à prevenção do câncer de mama, ocorreu nesta quarta, no centro

CAMINHADA NESTA QUARTA MARCA OUTUBRO ROSA EM JUNQUEIRÓPOLIS

 

Uma caminhada de alerta pela rua Rui Barbosa, avenida Junqueira até a praça da matriz Santo Antônio, com dezenas de participantes marcou nesta quarta-feira, 11, o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama em Junqueirópolis.
A caminhada teve participação da Diretoria Municipal de Saúde, Associação Junqueiropolense Amor e Vida- Grupo de Prevenção ao Câncer (AAJ), Lions Clube, Centro de Convivência do Idoso (CCI), com apoio e moradores e apoio da PM.
De acordo com a presidente da AAJ, Elaine Guidini, atualmente Associação presta atendimento para cerca de 40 pacientes com os vários tipos de câncer. A entidade auxilia com alimentos, fraldas e orientações psicológicas.
Para reforçar o significado da data, instituições municipais como no Centro de Saúde, funcionários trabalham com a camiseta rosa e o símbolo da campanha, o laço cor de rosa.


Você sabe o que é Outubro Rosa?
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

VENDAVAL CAUSOU DANOS NO CEMITÉRIO, INFORMA COVEIRA RESPONSÁVEL

Uma chuva com forte vendaval que atingiu cidade na tarde da última segunda-feira, 4/11, causou ...