00:00:00
Home / Agricultura / I SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR REÚNE TÉCNICOS E PRODUTORES RURAIS

I SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR REÚNE TÉCNICOS E PRODUTORES RURAIS

(Jornal A Notícia) – O I Seminário da Agricultura Familiar da Alta Paulista, realizado quinta-feira, 10, em Junqueirópolis, reuniu técnicos,produtores rurais e estudantes da área agropecuária da região.
O ciclo de palestras teve como tema, “Diversificação e Novas Alternativas de Cultivo”, dissertados por engenheiros agrônomos da Secretaria Estadual da Agricultura.
Entre os temas das palestras incluíram “O cultivo de uvas para produção de vinho”, “O manejo em cultivo protegido na horticultura”, “Plantio de café robusta, como alternativa de diversificação de renda”, “Consórcio seringueira e cacau”, “Técnicas de manejo para produção de maracujá”, “Potencial e manejo para alta produtividade de mandioca de mesa e indústria”, além de “Técnicas de cultivo e comercialização de melancia”.
A abertura do evento contou com apresentações da Banda Regimental do Comando de Policiamento Militar do Interior (CPI-8) de Presidente Prudente.
Na formação da mesa de autoridades, o prefeito o Hélio Furini, deu as boas vindas aos participantes.


A pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Eliane Gomes Fabri, falou aos presentes o motivo de Junqueirópolis ter sido escolhido para sediar o evento, pelo seu histórico agrícola, infraestrutura e logística e o número considerável de produtores familiares.
De acordo como o IAC, a agricultura familiar tem extrema importância no cenário agro nacional, constituindo a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, conforme dados do Censo Agropecuário de 2017.
UVA- O palestrante, José Luz Hernandes, do centro de frutas do IAC, que abordou o tema “Variedades de videiras para vinho e suco”, enfatizou a necessidade do produtor se planejar na hora da venda.
“Se não tiver tudo planejado, ele vai cair nas mãos do atravessador que fica com grande parte do lucro de seu produto, principalmente a uva que é perene”, alerta.
Ressaltou que o produtor deve fazer análise do mercado e de quem vai comprar a sua produção de uva. O evento fez parte da Aceruva 2019.

Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).

Veja Também

PROMOTORA DE JUSTIÇA TITULAR É EMPOSSADA NO FÓRUM DA COMARCA

(Jornal A Notícia) -A promotora de Justiça, Jamile Tavares, 35, tomou posse como titular no ...