Home / Cidade / IRMÃOS DA EE PROF. IDENE CONQUISTAM OURO E PRATA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
Irmãos Marcos e Maria Iolanda, com a direção, coordenadores e professores de Matemática da EE Prof. Idene Rodrigues dos Santos

IRMÃOS DA EE PROF. IDENE CONQUISTAM OURO E PRATA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

(Jornal A Notícia) – Sabe aquele mito que a matemática é uma disciplina difícil de aprender ? Pois desconstrua isso. É o que mostrou mais uma vez os irmãos Maria Iolanda, 15 e Marcos Antônio da Silva Feitosa, 18, alunos da EE Professor Idene Rodrigues dos Santos, que repetiram os feitos de anos anteriores e conquistaram em 2019, medalhas de ouro e prata respectivamente, na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
E mais, devido as execelentes pontuações obtidas na Olimpíada nos últimos anos, Marcos que está concluindo o ensino médio na Escola Idene, garantiu uma vaga, sem necessitar de prestar vestibular para uma das faculdades mais importantes do país, a USP (Universidade Estadual de São Paulo), de Ribeirão Preto,no curso superior de Matemática Aplicada aos Negócios.
Marcos também foi aprovado no vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para o curso de Economia faculdade expoente no país na área econômica, ao lado da USP.
“A FGV procura os alunos medalhistas e custeiam na realização das provas”, informa o aluno, explicando que a Faculdade o auxiliou a realizar o vestibular em São Paulo no mês de outubro, pagando a despesa com passagens da viagem. Uma dificil escolha com aprovação em duas faculdades excelentes, ele optou pela USP em Ribeirão Preto.

A Escola Prof. Idene homenageou Maria Iolanda, com seu nome na sala de Matemática

O ranking de Marcos e Iolanda nas últimas Olimpíadas de Matemática, são surpreendentes. No caso dele, já conquistou três medalhas, sendo duas de prata no nível 3 (mais elevado voltado para o ensino médio), uma de bronze no nível 1 (6º ao 7º anos) e ainda uma de bronze, na Olimpíada de Física nível 3.
A irmã Iolanda, passou para o segundo ano do ensino médio e com apenas 15 anos, alcançou um marco histórico para a Escola e para o município, é tricampeã consecutiva, nos anos de 2017, 2018 e 2019, na Olimpíada, com duas medalhas de ouro no nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Médio) e neste ano no nível 3. E ainda conquistou em 2015, o vice-campeonato (medalha de prata).
Mas para quem acha que os dois irmãos da Escola Idene que conquistaram todo este conjunto de medalhas, tem uma vida diferente mais reclusa e voltada somente para o estudo por terem o talento diferenciado na disciplina, engana-se.
Pelo contrário, ambos tem uma vida normal igual aos demais jovens de suas idade. O que eles tem em comum é admiração e respeito um pelo outro. “A Iolanda sim, é mais voltada para atividades que exigem concentração e raciocínio, mas eu gosto de jogar vídeo games, por exemplo”, revela Marcos.
Uma outra característica comum em ambos é não utilizarem redes redes sociais da internet. “O que fez o mundo se tornar o que é hoje, tecnológico, é resultado da Matemática, que não é só fazer contas e sim uma linguagem transcritiva que evolui com muita rapidez”, sintetiza o estudante.

Durante missa de formatura, quarta-feira, celebrada pelo padre Valdo, os irmãos também recebem homenagem

HOMENAGENS – Todos os títulos dos irmãos foram conquistados como alunos da Escola Idene. Além de serem orgulhos dos pais, Marcos Roberto da Silva e Ione da Silva Feitosa, os alunos são reconhecidos na escola pela direção, professores, funcionários e colegas de ensino.
“É um orgulho muito significativo para a Escola, em 25 anos de magistério nunca presenciei talentos como eles, quando cheguei há sete anos na EE Idene, não tinha a dimensão de quanto os irmãos eram elevados no aprendizado da Matemática e hoje são exemplos para toda a escola, dos alunos, funcionários, professores e direção”, ressalta a diretora da EE Idene, Cristiane Rittes Matarucco.
O reconhecimento da Escola aos irmãos é marcante. Maria Iolanda foi homenageada nesse ano, com o seu nome denominando a sala Matemática na unidade de Ensino. Uma forma de incentivo aos demais alunos que vale a pena dedicar-se ao aprendizado da disciplina.
MISSA – Os dois também foram homenageados na missa de formatura das duas Escola Estaduais Professores Idene e Geraldo Pecori e Colégio Objetivo, celebrada na última quarta-feira, 11, pelo padre Valdo Santana, na matriz Santo Antônio.
DIREÇÃO – A direção da Escola Idene, composta pelas diretora, Cristiane Matarucco, vice-diretora, Cristiane Liberato Eugênio, coordenadoras Mara Ruiz e Sandra Busato, agradecem o apoio da Prefeitura Municipal aos irmãos na trajetória de conquistas das medalhas.
Durante a reportagem, o reconhecimento aos alunos também foi externado pelas professoras de Matemática da EE Idene que estavam trabalhando naquele período (manhã), Sônia Romeiro, Jéssica Pezenato, Cristina Soares Nunes, Mirian Mota e Mirian Braga.
Para se ter uma ideia do alcance e importância da Olimpíada, a coordenadora de Logística, Provas e Premiação da Obmep, Érika Sholl, informa que o número de escolas inscritas neste ano foi recorde na primeira fase (54.831), bem como o número de cidades: 5.554, o equivalente a 99,71% dos municípios do Brasil. A primeira fase da competição, realizada nas escolas reuniu 18,2 milhões de estudantes e um milhão foram aprovados para etapa nacional.
Na etapa nacional, os classificiados responderam a seis questões discursivas. “Foram questões dissertativas, em que o aluno teve que explicar a questão e os cálculos, bem como o raciocínio empregado”, disse Érika, enfatizando que a Obmep é uma competição que serve para incentivar o aprendizado da matemática e mostrar que a disciplina não é um bicho papão e descobrir talentos.
‘A prova é composta por questões que precisam de criatividade e raciocínio lógico, e não necessariamente de matemática pura e aplicada”, informou a coordenadora da Olimpíada Nacional.

Os dois irmãos com a direção e coordenadoras da EE Prof. Idene Rodrigues dos Santos
Comente com o Facebook !!

Sobre Gilmar Pinato

Jornalismo-Faculdade de Comunicação Social Helio Alonso- Rio de Janeiro (RJ), 1986- MTb 24.051 -Estágio Jornal O Estado de São Paulo (S.P. ag/dez.88). -Assessor de Imprensa Oficina Cultural Timochenco Wehbi (P.Pte-SP) -Repórter Jornal O Imparcial (P. Pte). -Produtor TV Fronteira- (P. Pte) -Repórter Jornal O Liberal, Araçatuba (SP), -Assessor de Imprensa Parlamentar- Assembleia Legislativa (Alesp). -Repórter Jornal Regional- Dracena (SP).
×

Siga-nos no Facebook